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O termo CANIBALIZAÇÃO de palavras-chaves significa que no site o qual estamos analisando possui muitas postagens dentro do blog ou páginas internas com um grande número de repetições de uma determinada palavra-chave. Muitas empresas ou SEOs necessitam de qualquer maneira, estar melhor posicionados que o concorrente, fazendo com que o gerente de Marketing e todos da empresa fiquem felizes; e com essa ânsia muitas vezes cometem erros com o uso demasiado de palavras-chaves. Neste artigo estarei explicando como identificar a canibalização de palavras-chaves e como resolvê-la.
Canibalização de palavras-chaves – por que é ruim para meu site?
Caso tenha o costume de sempre estar atualizando as otimizações do seu site ou blog para termos semelhantes/exatos é provável que poderá sofrer sobre a canibalização de palavras-chave. Na prática quer dizer que suas próprias palavras-chaves estão competindo entre si na SERP. Nesses casos a impressão que terá vai ser de apenas 2 resultados em média para o mesmo domínio, mesmo possuindo um domínio de alta autoridade. Caso seja demasiado pode até sumir da SERP.
A canibalização de keywords acontece quando várias páginas do site (URLs) estão a tentar posicionarem-se para a mesma keyword.
Para entender melhor sobre o processo de como o Google analisa uma determinada KW antes de ser apresentada na SERP, está sendo apresentado nesse artigo do MOZ
Veja agora um exemplo de como a “lição de casa” deve ser feita:
Percebemos que uma determinada empresa necessita ranquear a palavra-chave “SnowBoards”. Devemos ter em mente que o Google irá indexar as páginas do seu site ou blog, caso veja números diferentes de páginas com viés para uma determinada palavra-chave.
O site que tenta aumentar o número de artigos, páginas ou qualquer conteúdo Onpage a fim de melhorar a autoridade está cometendo um erro, pois com isso você estará fazendo com que o Google escolha uma única palavra-chave, canibalizando as demais.
Como saber se estou canibalizando as palavras-chaves do meu site?
Para saber se o seu site está sofrendo com canibalização de palavras-chaves é bem fácil!
Basta fazer uma pesquisa no Google com alguns Froontprint.
Basta digitar (site:seudominio sua palavra-chave). Com essa forma de pesquisa o Google mostrará pra você se está ou não sofrendo de canibalização de palavras-chaves.
Como resolver Canibalização de palavras-chaves?
Uma vez detectado que seu site está canibalizando palavras-chaves, estaremos passando algumas dicas de como resolver essa questão.
1 – Texto Âncora – Mostre para o Google qual é o artigo/página que deverá receber total autoridade de tal palavra-chave, fazendo com que as demais sejam Slave.
2 – Qualidade do conteúdo – Depois de 3 ou 4 páginas escrevendo sobre o mesmo assunto principal, certamente o valor do seu conteúdo vai sofrer. Você quer uma única página sendo a melhor possível para atrair links e referências, e não uma dúzia de páginas replicadas.
3 – Backlinks – Caso seu site tenha 5 sites que linkam para uma palavra-chave específica, 3 links para outra palavra-chave semântica e exata, e mais 2 para outra semântica, você dividirá a autoridade de valor dos links ajudando o ranqueamento harmônico.
4 – Taxa de Conversão – Caso uma página sua esteja convertendo bem para uma determinada palavra-chave será desperdício ter várias com o mesmo viés para tentar outras conversões. Otimize a que está bem, deixando-a ainda melhor.
Além dessas dicas você poderá ajudar o Google a descobrir qual o artigo mais importante para uma determinada palavra-chave em específico, configurando a estrutura de Sitemap e vinculação interna do site.
Sua estrutura de links internos poderia resolver uma parte de seus problemas de canibalismo de palavras-chave. Você deve pensar sobre qual artigo é mais importante para você e vincular os artigos de cauda longa menos importantes ao seu artigo mais importante.
Uma outra dica valiosa de melhorar a forma de apresentação dos seus artigos é combinando esses artigos. Imagine que você possua 3 artigos para a mesma palavra-chave, pegue esses 3 artigos e construa um artigo “lendário” com links com todo o blá blá blá que vocês já conhecem sobre SEO ONPAGE básico. Caso ainda seja um iniciante veja esse GUIA de SEO para Iniciantes.
Espero que tenham gostado!